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  Uma das maiores dificuldades para nós professores alfabetizadores é proporcionar ás crianças com dificuldades de aprendizagem um atendimento adequado em sala de aula para que as mesmas aprendam de acordo com suas capacidades e possa avançar com qualidade em sua aprendizagem escolar. 

1º - É fundamental buscarmos informações teóricas:

- o que é realmente DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM?

São condições sócio-biológicas que afetam a capacidade de aprendizagem cognitiva do indivíduo. Existem muitas nomenclaturas porém na educação as mais conhecidas são: Dislexia, disortografia e discalculia.  

A criança, por exemplo, que apresenta uma certa dificuldade precisa ser avaliada por profissionais como psicopedagogo, psicólogo e até mesmo um neurologista se for o caso. 

O professor precisa estar ciente de que tais dificuldades não significam que a criança tem um baixo ou alto QI mas, que ela pode estar trabalhando abaixo de sua capacidade e que não consegue desempenhar tarefas com a mesma autonomia que as demais. Essas dificuldades aparecem principalmente devido ás situações sociais as quais estas crianças convivem, sendo a família o principal educador capaz de ajudar no melhoramento das mesmas, começamos  a perceber então, que muito além do atendimento aos portadores destas dificuldades, é urgentíssimo o atendimento ás famílias, para que possam auxiliar o professor.
 

"Em tempo, ainda pode se ressaltar que as chamadas dificuldades de aprendizagens surgem  na maioria das vezes por situações sociais, ou seja, o meio em que convive. A família é um canal para essa melhoria, pois, o professor que é um especialista da área de ensinar pode realizar algumas interferências, porém o chamado educador poderá ser qualquer cidadão, pois educar todos tem essa capacidade, e professor é uma profissão".

Dificuldades de aprendizagem não tem cura,  é um problema crônico pro resto da vida, mas se atendidos com qualidade, seus portadores são capazes de obter sucesso escolar e serem indivíduos bem sucedidos como todo ser humano tem o direito de ser. 

Busquemos parcerias nestes atendimentos, famílias, professores, coodenadores, diretores, acessores pedagógicos das Secretarias de Educação, Secretários de Educação, psicopedagogos, psicólogos, Neurologistas e Prefeituras Municipais. Chega de "tapar o sol com peneiras." Que tal começarmos com assembleias para discutirmos as reais situações do nosso Município?

Naura Belino.

 Texto baseado da leitura: Dificuldades de aprendizagem - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

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